GJ 504B - O Planeta Rosa


Segundo a NASA, um grupo de astrônomos estrangeiros, utilizando dados infravermelhos do Telescópio Subaru no Havaí, decobriram um planeta gigante ao redor da estrela GJ 504.

Crédito da imagem: NASA Goddard Space Flight Center / S. Wiessinger.
O planeta, que tem a cor rosa, passou a ser chamado de GJ 504B. Seu tamanho é semelhante ao de Júpiter. Apesar disso, o GJ 504B é cerca de quatro vezes mais massivo do que Júpiter e tem uma temperatura efetiva de cerca de 237 graus Celsius.

"Se pudéssemos viajar para este planeta gigante, veríamos um mundo ainda brilhando com o calor de sua formação aparentando cor magenta maçante", disse Michael McElwain, um membro da equipe de descoberta da NASA de Goddard Space Flight Center, em Greenbelt, Md. "Nossa câmera de infravermelho revela que sua cor é muito mais azul do que outros planetas, o que pode indicar que a sua atmosfera tem menos nuvens."

O planeta rosa orbita a estrela GJ tipo G 504, que é um pouco mais quente do que o sol e é pouco visível a olho nu na constelação de Virgem. A estrela está 57 anos-luz de distância, e a equipe estima que o sistema possui cerca de 160 milhões de anos. Esse dado é com base em métodos que ligam a cor da estrela e o período de rotação.

O “Astrophysical Journal” deverá publicar um artigo sobre a descoberta.