Conheça o programa online que procura plágio

Sobre o plágio, Rover e Pereira, 2013, afirma, em outras palavras, que é o ato em que uma pessoa se apossa ilegalmente de uma obra seja música, foto, texto, vídeo e a publica como que se fosse de sua autoria. Ademais, mesmo que se publique parte da obra e, embora esteja esta parte dentro de uma outra obra feita pelo plagiador, ainda assim estará cometendo o crime do plágio.


Com a divulgação e utilização ainda maior da internet e a facilidade de criação de sites e blogs e a eventual divulgação de ideias, todos nós queremos ser autores(as). No entanto, chega aquele momento em que falta em você, em mim, em todos nós uma ideia momentânea para escrever um post.

 É neste momento em que muitos caem no erro. Copiam e colam indiscriminadamente, dentre várias obras, textos, fotografias alheios, sem sequer citar a fonte. Isso é considerado crime. E no mais, acredito que não existe a necessidade de plagiar, uma vez que, se somos capazes de criar um blog, um site, que também é uma obra, também saberemos fazer bom uso deles.

A fim de evitar ou inibir tal atitude, muitos blogueiros e artistas procuram, em sites de pesquisas ou outros, suas obras plagiadas. Este, além de ser um  trabalho que toma tempo, é também cansativo e poderia não ser necessário se todos tivesse a sã consciência da moral.

No entanto, como infelizmente o fato existe, a procura por alternativas para descobrir plágios é constante no meio artístico. E como contribuição informo para você mais uma alternativa, uma dica útil que, por certo, lhe trará bons resultados.

Trata-se de um programa online que procura obras plagiadas. Você poderá acessar o programa clicando em CopiaeCola. O programa disponibilizado está em fase de teste. Lembramos que, vez por outra, você poderá não conseguir acessá-lo por questões técnicas internas.

No entanto, ao acessar o CopiaeCola você terá a oportunidade de conhecer a ideia, os apoiadores e os desenvolvedores do programa online. Bem como poderá fazer seu cadastro, que é gratuito. 

O cadastro é necessário para você ter acesso à pagina de procura por plágios, e é de rápido preenchimento, visto que é necessário inserir apenas nome, e-mail, senha e a verificação (captcha). Em seguida você receberá um e-mail para confirmar o cadastro.  A partir daí você poderá fazer uso da ferramenta e encontrar, nesta imensa web, possíveis sites que plagiaram o conteúdo ou a obra desenvolvida por você.

Vale lembrar que a procura é feita a partir de um arquivo que você envia ao site. Este arquivo deve ter tamanho de até 1Mb, e estar em formatos .doc ou .docx

Esta dica lhe foi útil? Comente!

Veja também:
Site para publicação de obras audiovisuais latino-americanas
Novo método para guardar links de sites e blogs favorito Windows 7: Como gravar áudio interno do notebook ou PC (com imagens)



Comentários