Fortaleza e a Copa do Mundo 2014: oportunidades de negócio (Parte III)

Para finalizar o artigo o qual dividi em três posts para tornar a leitura mais rápida, agradável e didática, aponto para você mais algumas oportunidades de negócio na cidade de Fortaleza, no Ceará.
 
Se você não leu o primeiro e o segundo post deste artigo, sugiro os leia antes deste para que você possa pegar o fio da meada

Assim, ainda continuando a falar sobre o setor turístico, os investimentos na área poderão ser:

Veja também:
5 programas para gerenciamento de contas pessoais

OFERECER CURSOS


O oferecimento de cursos é voltado em especial para as pessoas que irão prestar algum tipo de serviço antes, durante e depois da Copa.

Os cursos que você poderá oferecer são diversos. Entre eles, destaco os seguintes temas:

- segurança alimentar;
- atendimento hoteleiro;
- guia turístico;
- empreendedorismo.

Obviamente que outros cursos poderão fazer parte desta listagem e, por outro lado, você não terá a obrigatoriedade, para se ter sucesso, de oferecer exatamente os cursos aqui citados.

Poderá ainda contratar pessoal qualificado para ministrar tais cursos. Lembrando que preferível é você mesmo ministrá-los, mas somente em caso de você deter bem o tema em questão.

Esta oportunidade poderá ser apossada por pessoas que já possuem uma escola de cursos, onde, na ocasião, irá apenas aproveitar e focar em cursos voltados para o setor turístico e que tenha, de certa forma, aproximação com a Copa do Mundo de Futebol.

Em outros casos, você pessoalmente pode se disponibilizar para ministrar tais cursos em sua própria residência, como também alugar espaços físicos de escolas, creches, igrejas e outros.

É uma oportunidade que, dependendo da condição, despenderá pouquíssimo investimento.


OFERECER SERVIÇOS AUDIOVISUAIS


As lojas de fotografia poderão lucrar um extra durante a Copa. Dispondo já de todos os equipamentos audiovisuais, você poderá lançar promoções para cobertura de eventos diversos.

Por incrível que possa parecer, muitas pessoas optam por se casar em épocas de grandes eventos. Os aniversários também são realizados nessas épocas e regrados com boas doses de humor futebolísticos. Esses momentos parecem ser mais valiosos que qualquer outro para certas pessoas, logo registrá-los seria a pedida ideal.

Outros eventos também poderão cair na sua mira, tais como: apresentações de danças, de música e folclóricas.

Além das fotografias, você também poderá trabalhar com a criação e edição de vídeos. Bem como poderá produzir algum programa de TV.



Outra vocação da cidade é para o setor têxtil, especialmente para a confecção de roupas. Aqui se destaca as roupas íntimas, mas claramente sabemos que outras roupas também tem alta de vendas.

Assim, os investimentos especificamente em vestuário, podem ser:


ABRIR LOJA DE CONFECÇÃO DE ROUPAS ÍNTIMAS


Se você já possui uma loja, quer  funcione em ponto alugado, próprio ou não, durante a Copa é o momento para inovar nas confecções. 

Além dos modelos e cores que você já confeccionava, procure criar outros modelos com cores diferenciadas, mas levando em consideração os temas festivos da Copa. Para isso, crie modelos de roupas íntimas que levem as cores da bandeira brasileira, bem como as cores das bandeiras de outros países participantes da Copa.

O forte é você criar roupas com cores especialmente dos países cujas seleções jogarão em Fortaleza. Isso porque, obviamente, muitos torcedores oriundos de tais países estarão na cidade para torcer por suas seleções. 

Supondo que você ainda não trabalha com confecção de roupas íntimas, este, sugiro, é o grande momento para você iniciar os trabalhos. Aproveite o período da Copa, onde as vendas turbinarão e embale sua produção na vocação natural que a cidade de Fortaleza possui no ramo têxtil, especialmente em vestuário.

Apesar de ter falado até aqui somente sobre roupas íntimas, saiba que a cidade vende, e muito, roupas variadas. Mas veja: roupas leves. 

O clima nordestino é tropical, geralmente quente e úmido, assim, roupas leves são a pedida. Há de levar em consideração que grandes grupos de vendedoras – as sacoleiras – saem de toda parte do Nordeste para comprar roupas em Fortaleza, logo mais um motivo para você iniciar ou reforçar a confecção de roupas leves. E o bom disso é que o material a ser usada na confecção é pouco e barato.

No mais, devo dizer que o ponto onde você confeccionará as roupas poderá ser a sua própria casa e não necessariamente um ponto alugado ou comprado. O negócio iniciado em casa economiza bastante e lhe dar mais flexibilidade de trabalho. Lembrando que junto dessa flexibilidade você deve, obrigatoriamente, ter disciplina para não relaxar na produção.

Também não esqueça de enquanto durar a Copa, confeccionar roupas com adereços relativos aos jogos, aos jogadores, às seleções, às bandeiras, aos países que farão parte da Copa do Mundo de Futebol.

REVENDER ROUPAS ÍNTIMAS E OUTRAS


Se você não dispõe do maquinário para produzir as roupas e está um pouco apertado, não podendo assim comprar os insumos, faça, então, diferente: Compre as roupas já prontas e as revenda!

Esse trabalho existe há muito tempo no mundo todo. Em Fortaleza isso não é diferente. E veja: se até aqui persiste esse trabalho é óbvio que gera renda, que traz aquele tão esperado troco!

Procure comprar no atacado. Assim você consegue preços melhores que lhe permitirão vender as peças por valores normais e você ainda ganhará sua parte. 

Em relação ao atacado, diferentemente de outras cidades brasileiras, em Fortaleza há a possibilidade de você comprar em grandes quantidades sem CNPJ. No entanto, correto e mais vantajoso é você regularizar-se e criar sua própria empresa de confecção ou de revenda de roupas. A esse respeito você poderá iniciar seus trabalhos como Empreendedor Individual – trata-se de um programa do governo federal que facilita e muito a regularização da situação de pessoas que desejam montar o seu próprio negócio.


Então, nobres leitores e leitoras, as oportunidades de negócio em Fortaleza são diversas. Apontei algumas. Creio que você deve ser conhecido de outras.

Muito interessante será se você compartilhar suas ideias conosco. O campo "comentários" está disponível logo abaixo. Utilize-o.


Você também poderá gostar de:
Aquário Municipal Dr. Rômulo Martinelli - Toledo-Paraná
Novo método para guardar links de sites e blogs favoritos


Comentários