Como dar zoom em uma determinada parte do vídeo com o Sony Vegas (com imagens)

É normal que durante a edição de vídeos você queira dar um zoom especial em determinada parte, tipo: o rosto de uma pessoa, um objeto, uma planta, uma flor, o sol, e tantos outros detalhes. Há ainda o desejo de dar um zoom para que não mostre no seu vídeo algumas partes que não deveriam ter sido filmadas.

Direitos Reservados JPfotovídeo / Ciência de ArtePara esta ação, você aplicará a técnica do Event Pan/Crop/Zoom, disponibilizada pelo programa de edição de vídeos Sony Vegas.

Para atender a essa sua demanda, vou mostrar como você poderá dar zoom em uma determinada área do vídeo. Vou fazer isso através de imagens, visto que nem todos vocês têm uma internet veloz capaz de abrir, em tempo real, o vídeo por completo lá no Youtube ou outra plataforma de publicação de vídeos.

Atente bem para cada imagem e explicação que darei abaixo. Siga passo por passo. Se necessário, clique nas imagens para ampliá-las e, se ao final restar dúvidas sobre como dar zoom, não hesite em entrar em contato através da seção de comentários que fica logo mais abaixo.

Então vamos aos passos que o ajudarão a se tornar um grande editor de vídeos:

1º PASSO. 
Clique no ícone que mostra a pasta amarela e abra o seu vídeo:

Direitos Reservados JPfotovídeo / Ciência de Arte





2º PASSO. 
Com o seu vídeo aberto na Timeline, clique no ícone do Event Pan/Crop/Zoom, que fica na extremidade inferior direita do seu vídeo, conforme indica, em vermelho, a imagem abaixo:

Direitos Reservados JPfotovídeo / Ciência de Arte

3º PASSO. 
DETALHE A. Ao clicar em Event Pan/Crop/Zoom, se abrirá no lado esquerdo de sua tela, uma janela que mostrará uma miniatura do seu vídeo;
DETALHE B. Clique no ícone do cadeado, conforme indica o detalhe B. Isso permitirá que você acompanhe, na miniatura do vídeo, qualquer modificação. Se o cadeado já se apresentar clicado, tudo bem, passe para o detalhe C;
DETALHE C. Clique no cursor que está na extremidade esquerda e deslize-o para a direita até a área do vídeo que você deseja iniciar o zoom.Observe que à medida que você desliza o cursor, aparecerá, na miniatura do vídeo, a imagem atual.

Direitos Reservados JPfotovídeo / Ciência de Arte


4º PASSO.
DETALHE A. Com o cursor na área do vídeo onde você deseja dar o zoom, clique abaixo, no botão "+", para criar um Keyframe;
DETALHE B. Observe que será criado uma marca (Keyframe) onde você deseja iniciar o zoom.

Direitos Reservados JPfotovídeo / Ciência de Arte



5º PASSO.
DETALHE A. Observe o cursor no local onde você deseja iniciar o zoom e o respectivo Keyframe criado;
DETALHE B. Clique novamente no cursor e arraste-o também para a esquerda até à área do seu vídeo onde você deseja que termine o zoom.

Direitos Reservados JPfotovídeo / Ciência de Arte

6º PASSO.
DETALHE A Inferior. Na miniatura do vídeo, clique no canto inferior direito, conforme mostra a imagem abaixo, e arraste para o centro;
DETALHE A Superior. Observe o resultado depois de arrastado;
DETALHE B. Observe o cursor no local onde deseja iniciar o zoom e o respectivo Keyframe criado. Observe ainda que no local onde você deseja que termine o zoom foi criado  outro Keyframe. Este Keyframe foi criado quando você executou a ação descrita no DETALHE A Inferior deste 6º PASSO.

Pronto. Terminamos! Ao seu vídeo foi adicionado o Event Pan/Crop/Zoom, que é nada mais do que a aplicação de zoom na área do vídeo que você desejava ampliar.

Sei que à primeira vista, os seis passos descritos acima podem parecer difíceis ou confusos. Mas, não se espante! Tenha calma e compreenda que isso é normal. Basta, portanto, prática e você verá muito rapidamente que os seis passos são, na verdade, fáceis, muito fáceis! Facinhos mesmo!

Mas, se restar dúvida, coloca aí nos comentários e eu certamente buscarei saná-la. No mais, os elogios e agradecimentos também são bem vindos! Sinta-se à vontade, e não deixe de conferir os seguintes tutoriais: 
Como cortar um vídeo no Sony Vegas (com imagens)  
Como escurecer gradativamente o final de vídeos com o Sony Vegas (com imagens)

Comentários