Viña Del Mar: Um Moai para conhecer

Os Moais são grandes estátuas existentes na Ilha de Páscoa. A Ilha, que fica no Oceano Pacífico e pertence ao Chile, é conhecida originalmente como Rapa Nui.

Hoje, minha intenção, é mostrar mais um ponto turístico bem interessante que você poderá visitar em sua estada na cidade de Viña Del Mar, no Chile.

Direitos Reservados JPfotovídeo / Ciência de ArteSim, em Viña Del Mar. Você pode até achar estranho eu ter falado de Moais existentes na Ilha de Páscoa, e agora cito um ponto turístico em uma cidade no Chile continental!

A questão é que em Viña Del Mar, existe um Moai original que foi transportado de Rapa Nui para esta cidade. Isso é bom à medida em que você, estando no Chile continental, poderá conhecer pessoalmente uma dessas figuras tão interessantes e representativas sem a necessidade imediata (e mais cara) de ir à Ilha de Páscoa.

Em toda a história que envolve os Moais, o que mais intriga - e torna mais interessante - é o fato de não se saber ao certo como os Moais foram construídos. Mas, obviamente, há tentativas de explicação: pelo menos duas teorias procuram explicar.

A primeira teoria, segundo e-mail enviado a mim por Betty Haoa Rapahango, encarregada da Biblioteca Rapanui, no  Museu Francisco Fonck, os Moais foram fabricados pelos nativos de Rapa Nui a partir de pedreiras localizadas em certas áreas da Ilha. Em virtude do desenvolvimento espiritual e filosófico, a estas estátuas foi atribuído um certo "poder divino" advindo de alguém considerado importante, como reis, sábios, etc. O poder seria para proteger as pessoas.

A segunda teoria atribui a fabricação dos Moais aos trabalhos extraterrestres. Esta teoria é pouco divulgada em virtude do temor que pode causar nas pessoas e a possível recusa em visitar os locais onde estão localizadas as estátuas.

Outras teorias existem e ganham maior ou menor credibilidade pelas pessoas dependendo dos seus fundamentos  pessoais.

No vídeo abaixo, você poderá conhecer o Moai que foi transportado de Rapa Nui para o Chile continental. O respectivo Moai pesa cerca de 4 toneladas e mede 3 metros de altura.

 
 
Para assistir o vídeo diretamente no youtube, acesse Moai Original de 4 toneladas em Viña Del Mar - Chile  

Se você deseja conhecer mais profundamente como este Moai foi transportado de uma ilha para o continente, visite Traída del Moai desde Isla de Pascua

Agora que você já conhece um pouco da história dos Moais e sabe onde encontrá-los, programe sua viagem para o Chile ou para a Ilha de Pascoa, ou ambos e conheça pessoalmente estas grandes estátuas.

Conheça também outros Pontos Turísticos

Você já visitou Viña Del Mar? Já teve a oportunidade de conhecer o Moai original? Quais suas sensações ao visitá-lo? Seus comentários são essenciais!

Comentários