Série Cédulas: José de San Martín - o homem dos cinco pesos argentinos



José de San Martín, é o homem da cédula de 5 Pesos argentinos, ou no bom espanhol, és el hombre de los 5 Pesos argentinos! Sua história é longa e de muitas vitórias. É considerado um homem importante para a América do Sul, em espacial para a Argentina, Chile e Peru.

Saiba o por quê!

Foto: http://jpphotovideo.wordpress.com/
Juan de San Martín, espanhol, e Gregoria Matorras deram à luz José de San Martin, no município de Yapeyú, na Província de Corrientes - Argentina. O nascimento aconteceu, mais ou menos, no ano de 1778. Essa incerteza provém do fato de não haver documentos comprobatórios de seu nascimento. Assim, há quem diga que ele nasceu em 1777. Não se espante se alguém afirmar que o nascimento foi em 1776 ou 1779!

Apesar de ser conhecido somente como José de San Martín, seu nome completo é José Francisco de San Martín y Matorras.

José de San Martín, considerado o Libertador da América, isso porque atuou fortemente nas lutas de independência da Argentina, do Peru e do Chile, teve boa parte de seus estudos na Escola de Málaga, na Espanha. Visto que em 1785, seu pai, o coronel Juan de San Martín, foi transferido da Argentina para a sua terra natal - Espanha.
Foto: http://jpphotovideo.wordpress.com/

Ao longo dos anos José de San Martín atuou como militar nas campanhas espanholas de colonização e de defesa da própria Espanha frente às ameaças internas, como por exemplo, na luta contra a tropa de Napoleão Bonaparte.

Apesar de haver recebido a patente de tenente-coronel do exército espanhol, José de San Martín logo renuncia ao cargo militar e se interessa pelas lutas de independência da América Espanhola. Conhece os principais líderes sulamericanos que pretendem se emanciparem da Espanha, e viaja para Ivaiporã - um município brasileiro do estado do Paraná.


Foto: http://jpphotovideo.wordpress.com/
Por suas lutas e vitórias contra as tropas espanholas que dominavam e tentavam manter a hegemonia da Espanha sobre a parte da América do Sul por ela colonizada, José Francisco de San Martín y Matorras recebeu o título de General do Governo e de Libertador da América.

O General morreu em 1850, aos 72 anos, na cidade de Boulogne-sur-Mer, na França.

Como em homenagem, a Argentina estampa em suas cédulas de 5 Pesos, a imagem e uma descrição de José de San Martín:

"JOSE FRANCISCO DE SAN MARTIN
(YAPEYÚ 1778 - BOULOGNE SUR MER 1850)
PADRE DE LA PATRIA, LIBERTADOR DE
ARGENTINA, CHILE Y PERU."

Para mais informações sobre José de San Martín e outros assuntos que lhe dizem respeito, clique nas palavras abaixo:

José de San Martín
Yapeyú
Ivaiporã

Artigos Relacionados
Concurso anual elege moeda ucraniana a mais bela do mundo

Comentários