Curso de Cinema: Quais as atividades de um profissional nessa área?

Curso de cinema: O que um profissional nessa área faz?

Veja o vídeo musical As incríveis formas físicas produzidas pelas notas musicais  onde se foi necessário conhecimentos aprofundados de um profissional na área de cinema

Nestes últimos anos,  com o aumento dos serviços online para divulgação de vídeos e fotos, cresceu-se, concomitante, a oferta de máquinas digitais e de celulares ou smartphones totalmente preparados para fotografar e filmar. Hoje, todos ou quase todos podem criar seus filmes e fotos e divulgá-los no Youtube, no Vimeo e em outras plataformas menos conhecidas.

Curso de Cinema: o quê faz um profissional nessa área?
Curso de cinema
Descubra por si o que fez estes vídeos se tornarem os mais acessados no Brasil e os mais acessados no Mundo, na plataforma do Youtube.
 
Mas, a demanda significativa não se restringiu às plataformas online e às máquinas e celulares. Foi além! Está agora mexendo no ramo das oportunidades de emprego! Isso mesmo: o curso de cinema que outrora havia pequena demanda, hoje estorou e tem se espalhado por diversas universidades e outros centros de estudos, e aquela faculdade de cinema hoje é vista com mais ambição por muitos.

Neste post quero mostrar para você o que um profissional formado no curso de cinema faz no seu dia a dia de labor. Estas informações servirão ainda para informar sobre o que você estudará em uma faculdade de cinema, visto que todas as disciplinas ali cursadas terão sua aplicação prática durante suas atividades como cineasta.

Então vamos ao que mais nos interessa neste post? Vamos, e para deixar a coisa ainda mais didática e de uma facilidade imensa de compreensão, darei as informações em forma de pergunta-resposta! Legal, né? Deixa de enrolação e vamos ao que interessa!

1. Com o quê trabalha um profissional formado no curso de cinema?

O trabalho de um cineasta é divido em 7 etapas: a produção, a realização, a distribuição, a pós-produção, a exibição, a preservação, e a economia do audiovisual. Cada uma dessas etapas demanda tempo e exige atividades próprias.

2. Trabalhar nessas etapas exige algum conhecimento extra?

Sim. Deve-se ter conhecimentos sobre os aspectos artísticos, culturais, ideológicos, tecnológicos, políticos, antropológicos, musicais, sociais etc.

3. Na prática, quais ações caracterizam as atividades próprias de cada uma das sete etapas listada acima?

Em linhas gerais, ao executar cada uma das sete etapas, o cineasta estará executando as atividades de:

Produção e preservação audiovisual (cinema, televisão)
Direção de fotografia

Direção de arte
Edição e montagem
Montagem do roteiro
Levantamento documental
Espaço sonoro
Edição e desenho do sonoro
Dublagem e audiodescrição
Prática de Televisão

4. O cineasta deverá trabalhar em todas estas etapas?

Não necessariamente. O profissional do curso de cinema pode especializar-se em algumas destas áreas.

5. Onde fazer um curso de cinema?

Existe no Brasil a faculdade de cinema. É possível fazê-la em muitas universidades particulares e públicas. Dentre estas últimas citamos: UnB, Unila, Unicamp, UFScar e outras.

Comentários