5 dicas de como economizar energia

5 dicas de como economizar energia


A energia nunca foi barata neste país que é abundante em água! Em um primeiro momento, o detalhe da abundância de água nos passa despercebido, mas este bem é precioso e de grande valia. Com a água nós criamos energia!

Há países que sofrem muito com a falta de água para beber e para a produção de energia elétrica. No entanto, torcemos para que ideias como a de transformar fezes humanas em água potável seja realidade em todos esses países.

Mas, apesar da abundância de água em nosso país, a energia produzida é cara demais, e com os últimos aumentos, nos deparamos com a seguinte pergunta: Como economizar energia?

dicas de como economizar energia
Dicas de como economizar energia
Hoje, pretendo mostrar para vocês como economizar energia de forma fácil e que não compromete nossas atividades diárias.

Na verdade, serão 5 dicas que se aplicadas diariamente logo se tornarão rotina e a pergunta como economizar energia será plenamente respondida.

Vamos então às dicas de como economizar energia. Mas, convido vocês a também perceberem que tais dicas são processos que todos nós deveríamos já estar praticando todos os dias.

1ª Dica de como economizar energia: Desligue os eletrônicos!

Calma! Vou explicar. Muitos podem rebelar-se e perguntar: como desligar o ventilador ou ar condicionado se está muito quente? Como desligar o celular se estou utilizando-o frequentemente?
A resposta para tais perguntas é: enquanto utiliza os eletrônicos esta dica obviamente não é aplicada, mas sim, quando tais eletrônicos não estão sendo utilizados e simplesmente os deixamos no modo stand by.
Essa atitude é muito frequente quando deixamos conectados à tomada o aparelho de som quando não mais queremos ouvir música. O mesmo se aplica para a TV ou tela de TV que ficam ligados sem que ninguém esteja assistindo; também quando deixamos celulares ligados à tomada mesmo já estando com a bateria carregada.
Desligue os eletrônicos nestas situações e você terá uma dica valiosa que responde, em parte, à pergunta de como economizar energia!

2ª Dica de como economizar energia: Utilize mais água fria!

Como assim? Vou também explicar! Em muitas regiões do Brasil há clima frio e, portanto, o uso de duchas ou de chuveiros elétricos é comum. No entanto, a ideia de como economizar energia vai de água abaixo quando boa parte das pessoas preferem tomar banho com água quente. Para isso, é necessário ligar a ducha e a energia elétrica esquentará a água.
Utilize a água quente do chuveiro elétrico somente nos dias em que estiver muito frio a ponto de não ser possível tomar banho com a água fria.
Essa dica responde também em parte à pergunta de como economizar energia e, ainda, de relance, mostra como cuidar dos cabelos!

3ª Dica de como economizar energia: Mantenha a geladeira fechada!

- Ah! deva ser brincadeira isso! - Não, não é! Vou explicar!
Obviamente que se precisa abrir a geladeira, esta deverá ser aberta. A questão está em como economizar energia utilizando corretamente a geladeira. Para tanto atente para duas instruções:
1. Em épocas frias, como no inverno, não há necessidade de deixar a geladeira operando na potência máxima. Em algumas regiões brasileiras, no inverno, a potência mínima já dar conta do recado.
2. Abra a geladeira somente quando necessário e procure no momento de abertura pegar todos, ou quase todos, os itens que for utilizar. Saiba que abrir várias vezes a geladeira consome-se uma quantidade considerável de energia elétrica e a ideia de como economizar energia murcha!

4ª Dica de como economizar energia: Mantenha as lâmpadas apagadas!

- Essa foi boa! Vamos agora, todo mundo, ficar no escuro! 
- Calma! Como sempre: vou explicar!
Não há necessidade de deixar as lâmpadas de todos os cômodos da casa ligadas se você está apenas em um cômodo! Deixe ligada só a lâmpada do local onde você está. No máximo, pode deixar uma outra ligada por questão de segurança (em relação a assaltos).

5ª Dica de como economizar energia: Passe as roupas uma vez, apenas!

- Ah! Agora deu a louca total! Só porque estou procurando dicas de como economizar energia, terei que andar todo amassado! - Sabe, não é isso não! Vou te explicar!
O ferro de engomar, ou de passar roupa, é um pequeno item perigoso quando o assunto é gasto de energia elétrica. Tal aparelho consome considerável quantidade de energia a cada vez que o ligamos para que o mesmo possa se esquentar.
Separe um dia na semana e passe todas as suas roupas. Essa pequena e aparentemente insignificante ação pode não parecer útil, mas é, e certamente você a verá como uma das respostas para a pergunta de como economizar energia.
Isso porque ao passar de uma só vez todas as roupas, o ferro não necessitará de grandes quantidades de energia para se esquentar visto que o mesmo já estará quente por todo o tempo ligado.
Vale lembrar que durante este tempo ligado, por várias vezes ele se desligará. Isso quando a temperatura se tornar mais alta. Esse detalhe você conhece bem, não há necessidade de esclarecimentos profundos.


Aplique no dia a dia estas valiosas e úteis dicas e, no próximo mês você certamente verá, e sentirá que a pergunta de como economizar energia foi respondida.

No mais, compreenderá que a ideia de como economizar energia é algo que há muito já deveríamos por em prática, independente do aumento ou não das taxas cobradas.



Agora, se você gostou dessas dicas, te convido a conhecer mais 25 dicas de economia e mais 5 dicas de como economizar nas compras de supermercado.


E se quiser ainda mais dicas, muito mais, então veja isto

Comentários