Economia nas compras de supermercado: 5 Dicas valiosas (com imagens)



Dica 01 - Pesquise em pelo menos 03 supermercados

Isso mesmo! A primeira dica de como economizar, e isso vale para qualquer compra e não somente as feitas no supermercado, é pesquisar os preços dos produtos que se deseja comprar. Vá em pelo menos 03 supermercados e anote os preços de cada produto, de alimentícios a limpeza. 
Para agilizar este trabalho, você deverá levar uma lista pronta especificando cada produto e suas qualidades, tais como: quilo (no caso de frutas, verduras e carnes), marcas e outras que julgar necessário. Este trabalho é necessário para que ao passar para a dica 02 você possa fornecer dados fidedignos ou o mais aproximado possível daquilo que você pretende comprar.
Faça a pesquisa de preços nos três supermercados mais próximos de sua casa para não correr o risco de gastar com combustível, táxi ou passagens de ônibus tudo o que você conseguiu economizar nas compras no supermercado!
Pronto. tendo em mãos as três listas de preços, é hora de passar para a dica 02.


Lei também
Como economizar dinheiro em 2014: 7 dicas imperdíveis

Dica 02 - Crie uma lista única de preços

Com as três pesquisas de preços que você fez e as suas respectivas listas, é necessário você condensar todas as informações coletadas em uma lista única e permanente. Vale lembrar que embora permanente a sua lista poderá - e deverá - sofrer modificações ao longo do tempo pois os supermercados estão constantemente atualizando seus preços: ora os aumenta, ora os diminui.
A sua lista única deverá ser feita em editores de texto (word, writer) ou de planilha  (excel, calc) e seguirá a um modelo padrão e simples, fácil de visualizar. 
Você pode criar sua própria lista, desde que atente para a simplicidade e facilidade de visualização. 


Dica 03 - Pesquise nos encartes promocionais

Muitos supermercados disponibilizam logo na entrada alguns encartes anunciando as promoções do dia ou da semana. Muitas vezes passamos despercebidos por eles ou mesmo banalizamos o olhar e imaginamos que aquilo não nos será útil, não é mesmo?
Bom, claro que neste momento você já terá em mãos a sua lista única de compras no supermercado, mas o intuito é o de economizar, logo você tem que atentar para as promoções surpresas comuns em muitos supermercados e aproveitá-las.
Assim, ao entrar no supermercado, procure aqueles encartes. Caso não encontre ou mesmo não tenha disponível, não há problema, uma vez que você pode encontrar as promoções no próprio local do produto.


Dica 04 - Opte pelas compras quinzenais ou semanais

Aqui devo chamar sua atenção para o  fato de que, ao tempo que é positivo fazer as compras quinzenal ou semanalmente, poderá também ter seu lado negativo, uma vez que você poderá gastar com combustível, táxi ou passagens. Pensando também neste detalhe é que sugerir na dica 01 que você procure os supermercados mais próximos de sua casa. E isso não deve ser novidade para ninguém, parece mesmo ser até óbvio, tanto pelas economias financeiras como de tempo.
Mas, falando no lado positivo, as compras quizenais ou semanais, permitem que você encontre mais facilmente:
+ produtos em promoção; 
+ produtos novos, do dia;
+ não corra o risco de desperdiçar produtos, uma vez que você comprará o essencial para a quinzena ou a semana.


Dica 05 - Não se empolgue no corredor de pagamento

Muitos supermercados forçam seus consumidores a comprar ainda mais e sempre mais. Para isso, uma das estratégias é criar um corredor onde é necessário aguardar na fila para que você efetue seu pagamento. Sei, e você também sabe, que estes corredores estão disponíveis mais para quem vai pagar pequenas compras, então eles te colocam num corredor com produtos diversos de um lado e de outro, tudo na intenção de induzir você a comprar mais. 
Aqui cito o corredor, porque ao optar pelas compras quinzenal ou mensal, como sugerido na dica 04, você muito provavelmente participará da estratégia de marketing do supermercado.
Assim, é necessário cautela neste momento pois ao passar pelo corredor você poderá sofrer a tentação de comprar um e outro produto que não está precisando. Logo, cautela é imprescindível para não comprar simplesmente pelo fato de que o supermercado está oferecendo e você necessariamente tenha que comprar!


Mas, e você, já segue todas ou pelo menos uma destas dicas? Conhece mais alguma outra dica? Fique à vontade para expor e comentar!

Comentários